
-
Arquitetos: Spacefiction studio
- Área: 1530 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Vivek Eadara

Uma Cidade em Crescimento e uma Nova Escola – A rápida expansão para o oeste de Hyderabad, Índia, impulsionada por grandes empreendimentos residenciais e comerciais, criou um centro urbano em constante transformação. Esse crescimento acelerado superou a infraestrutura de apoio, resultando em uma alta demanda por novas instalações, especialmente escolas. Nossos clientes, construtores experientes, planejam construir uma grande escola para atender a essa necessidade. Enquanto isso, eles precisavam de um campus transitório para matricular seus primeiros alunos. Este grupo inaugural eventualmente se mudará para o novo campus permanente assim que estiver concluído. Após a transição, este campus será transformado em um escritório modelo, exibindo as diversas obras da empresa.



Projetando para Jovens Aprendizes – Pesquisas mostram consistentemente uma forte relação entre o bem-estar de uma criança e seus ambientes primários – lar, escola e vizinhança. Considerando que as crianças passam quase metade de suas horas na escola, o ambiente físico desempenha um papel crítico em seu desenvolvimento holístico. Os alunos neste campus terão entre 3 e 8 anos, então decidimos desde o início que o campus seria uma estrutura de um único andar. Isso garante que a escala não seja opressiva para mentes e olhos jovens, ajudando as crianças a criarem um senso de pertencimento. As crianças precisam sentir que pertencem à escola e que a escola pertence a elas. Por trás de educadores e famílias, os espaços físicos têm o potencial de influenciar o que e como as crianças aprendem.


Características Arquitetônicas e do Local – A escola está situada em um longo e linear terreno de 1 hectare que se estende de sul a norte, com uma estrada principal ao sul e uma rua lateral a oeste. A metade norte do terreno é dedicada a um playground, enquanto a escola ocupa a metade sul. O layout apresenta salas dispostas ao redor de uma espinha central linear – o único elemento de concreto na estrutura. Esta espinha, com suas claraboias circulares, divide a escola em alas leste e oeste e se abre para pátios em intervalos regulares.

As salas são construídas com uma estrutura metálica e painéis sanduíche para o telhado. A cobertura é ligeiramente elevada, permitindo que o ar quente escape através de aberturas, mantendo os interiores frescos. Espaços de buffer, como a cozinha, áreas de armazenamento e banheiros, estão estrategicamente localizados no lado oeste para mitigar o intenso calor da tarde.


O Projeto do Campus Inaugural Avinya – Um princípio fundamental de projeto foi garantir que cada sala de aula pudesse se abrir para um pátio verde, que atua como uma extensão direta da sala. Esses pátios são cercados por paredes curvas de terra, proporcionando um espaço natural e protegido para as crianças aprenderem. Essas áreas permitem que as crianças se sentem ao ar livre, plantem vegetais e interajam com seus colegas. As paredes são feitas de tijolos reaproveitados de outros projetos da construtora e são finalizadas em tons terrosos.

A espinha central é mais do que apenas um corredor; ela inclui numerosos espaços de estar e áreas de interação, incentivando conexões espontâneas entre alunos e professores. O ambiente construído é uma parte integral do currículo, atuando como um terceiro professor para guiar e inspirar o aprendizado.


































